O comando SOMASE no excel executa uma soma caso uma condição seja atendida. Vamos imaginar que você tenha uma planilha extensa de vendas dos últimos três meses e queira saber quanto cada um dos seus vendedores vendeu. Usando a função SOMASE você pode pedir para o Excel procurar o nome do vendedor em uma tabela matriz e depois somar o valor das vendas presente na planilha para aquele vendedor.
Estrutura:
=SOMASE(intervalo;critério;intervalo_de_soma)
- Intervalo – planilha matriz onde o Excel irá buscar o critério;
- Critério – palavra ou valor que direciona o Excel na soma;
- Intervalo_de_soma – Coluna referente ao critério atendido.
Veja exemplo da fórmula SOMASE no Excel
=SOMASE(C11:C20; Rosana;5)
Ou seja, o Excel irá procurar no intervalo entre C11 e C20 todas as células com o nome Rosana e, caso encontre, efetuará a soma do valor presente na quinta coluna após o nome Rosana.
Veja em detalhes como usar a função SOMASE no vídeo abaixo:
Como usar a função SOMASES
Aprenda como utilizar o comando SOMASE com mais de uma condição, chamado de comando SOMASES. Essa função soma mais de um intervalo e considera mais de um critério.
A função SOMASES funciona de maneira parecida com a função soma, entretanto, agora é possível utilizar infinitos critérios para soma.
Estrutura:
=SOMASES(intervalo_soma;intervalo_critério;critério)
Intervalo_soma – Coluna referente aos valores que serão somados dentro dos critérios atendidos;
Intervado_critério – Coluna referente ao título do critério que deverá ser atendido;
Critério – Nome entre aspas do critério que deverá ser encontrado na coluna do intervalo_critério.
Passo a passo.
Comece o comando SOMASES:
=SOMASES(
Selecione o intervalo com os valores que serão somados e digite ponto e vírgula ( ; ), No nosso exemplo o intervalo de pesquisa será a coluna referentes aos valores totais das vendas.
=SOMASES(H16:H40;
Inclua o intervalo de pesquisa do critério e digite ponto e vírgula ( ; ) No nosso exemplo esse intervalo é a coluna onde estão os nomes dos clientes.
=SOMASES(H16:H36;C16:C40;
Especifique com aspas o nome exato do critério adotado e digite ponto e vírgula ( ; ) No nosso exemplo esse primeiro critério será o nome “Clara”, para obtermos somente os valores das vendas para essa cliente.
=SOMASES(H16:H36;C16:C40;”Clara”;
Inclua o intervalo de valores para um segundo critério e digite ponto e vírgula ( ; ) No nosso exemplo esse segundo serão os meses. Então incluímos a coluna com as os nomes dos meses.
=SOMASES(H16:H36;C16:C40;”Clara”;A16:A40;
Especifique com aspas o nome exato do segundo critério adotado e digite ponto e vírgula para encaminhar um terceiro critério, ou feche o comando com parênteses. Nós escolhemos o critério “Janeiro”, assim a tabela irá apresentar somente os valores deste mês”.
=SOMASES(H16:H36;C16:C40;”Clara”;A16:A40;”janeiro”)
Agora todos os critérios seguem a mesma lógica: você seleciona o intervalo com os títulos dos critérios e depois informa ao Excel o nome exato do critério usando aspas.
Quando incluir todos os critérios desejados finalize o comando fechando parênteses.
Nota: todo critério precisa de um intervalo e de uma especificação com os nomes, jamais encerre o comando sem antes informar ao Excel esses dois dados para cada critério.
Aprenda agora a criar tabela dinâmica no Excel!
Inscreva-se no nosso Canal no YouTube > Excel Solução – Planilhas e Soluções Financeiras