Como fazer Tabela dinâmica para relatório de vendas – Excel avançado

Capa Tabela dinâmica para relatório de vendas - Excel avançado

O Curso Excel online de tabela dinâmica, é ideal para todos os escritórios que precisam filtrar e analisar dados separadamente e também aos usuários que querem aprender como usar um recurso rápido sem a necessidade de mesclar fórmulas ou se aprofundar em conceitos avançados.
É um dos recursos mais práticos do Excel, sem digitar fórmulas e apenas com uso da base de dados você poderá obter somas, resumos e filtrar diversas informações na sua planilha. Ainda, como o nome sugere, com poucos cliques você é capaz de modificar a tabela completamente de acordo com as suas necessidades, diferente das opções estáticas feitas sem este recurso.
Disponibilizamos esta aula de Excel, que faz parte do nosso curso Excel avançado Grátis, disponível inteiramente em vídeo. No curso você vai aprender diversos macetes de como agilizar os seus processos no Excel e também verá como aplicar os principais recursos no seu dia a dia.

Como criar tabela dinâmica no Excel

Você pode cria-la de duas maneiras, na própria aba em que está presente a sua base de dados, ou então em outra aba à sua escolha.

O que é uma base de dados?

A base de dados é a planilha onde estão registradas as informações referentes ao seu negócio. Uma base de dados padrão tem: nome dos clientes, data das vendas, quantidade de produtos vendidos, nome dos produtos, valor das vendas, valor total das vendas por período.

Como fazer tabela dinâmica no Excel

Para criar a sua tabela, você deve:

Selecionar toda a sua base de dados.
Clicar na aba superior “ Inserir ”.
Clicar no botão “Tabela dinâmica”.

Neste ponto o Excel irá mostrar uma caixa de diálogo contendo as informações para a inserção da tabela, o funcionamento desta caixa é simples, veja:

  • “Selecione uma tabela ou intervalo”, essa opção serve para que você selecione onde estão os dados que farão parte da tabela dinâmica. Esses dados foram selecionados na 1º etapa, mas caso você deseje fazer outra seleção basta clicar no botão quadrado com símbolo vermelho desta primeira opção e selecionar novamente.
  • “Usar fonte de dados externa”, este é um recurso de Excel Avançado.

 

Depois estão as opções para escolher onde a tabela dinâmica será inserida, você pode colocar na própria planilha ou em uma nova planilha. No nosso exemplo vamos escolher “Planilha Existente”. Então o quarto passo será selecionar “Planilha Existente” e depois clicar na célula onde você deseja que seja o começo da sua tabela.
Clique em “OK”.

Como configurar tabela dinâmica

Após completar os 5 passos apresentados anteriormente a sua tabela dinâmica estará pronta, precisando apenas que você configure quais informações serão mostradas e como esses dados estão organizados na tabela.

Há 4 tipos básicos de informações: Filtros, Colunas, Linhas e Dados.

A sua base de dados certamente era organizada por cabeçalhos, ou seja, abaixo da palavra “nome do produto” estavam os nomes de todos os produtos, e o mesmo com “mês”, informando o nome de todos os meses, “valor vendido”, informando o nome dos valores, etc.

Veja na imagem abaixo o exemplo da nossa base de dados.

total geral - exemplo tabela dinâmica para relatório de vendas - excel avançado

Para configurar, você precisa clicar e arrastar os cabeçalhos dos dados pretendidos para uma das 4 opções. Se deseja que as informações apareçam em linhas, então clique no dado desejado e coloque na opção “linhas”, o mesmo para colunas. A opção “Filtros” insere na tabela dinâmica os filtros que são muito comuns no Excel. A opção “Dados” informa ao Excel que aquelas informações fazem parte de um conjunto de dados e são apresentadas na tabela normalmente.

Na imagem abaixo separamos o exemplo de configuração da tabela dinâmica, observe.

campos - exemplo tabela dinâmica para relatório de vendas - excel avançado

A tabela aparecerá desta forma:

total geral - tabela dinâmica para relatório de vendas - excel avançado

Assista abaixo a videoaula Tabela dinâmica para relatório de vendas, que faz parte do Curso Grátis Excel avançado

Clique aqui para fazer o Download da planilha Tabela Dinâmica em Excel 2013

Domine a Tabela dinâmica com o curso de Excel

Clique aqui e conheça o curso aprenda tabela dinâmica prático e rápido, este recurso é fundamental para gerenciar e organizar as informações em uma planilha. Embora muitos deles possam ser atingidos com a utilização das fórmulas, a tabela surge como uma alternativa rápida e simplificada para a compatibilização das informações e facilita o filtro e acesso a elas.

Aprenda Excel Avançado com cursos online

Depois dessa aula de Excel indicamos os cursos abaixo, desenvolvidos para quem deseja aprender todos os macetes do programa.

Curso de Dashboard em Excel, para profissionais que já têm experiência com o programa.

Curso avançado de gráficos no Excel, com todos os segredos para criar planilhas com gráficos funcionais e intuitivos.

Curso avançado de Excel online, uma opção com preço justo que ensina as melhores técnicas e os segredos deste programa tão popular.

Aprenda a usar a Tabela Dinâmica no Excel de forma descomplicada. Gerencie um relatório de vendas num click e substitua várias fórmulas por filtros avançados. Aprenda como fazer uma planilha no Excel.

*Planilha feita no Excel 2013 (compatível com versões do Excel 2010, 2007 e 2003).
Planilhas personalizadas E dinamicas com graficos e botões

Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução

Criador de negócios digitais e curador de conteúdos empresariais, desenvolvo um projeto de inteligência de inovação sistêmica e de educação financeira. Administrador por formação (UNIP), atuei desde 2007 em organizações de pequeno a grande porte nas áreas de finanças, administração, logística, atendimento e vendas. Desde 2014 no planejamento estratégico de novos negócios e marketing digital no site Excel Solução. Nos dias livres eu viajo, pedalo, faço trilhas e absorvo os aprendizados para te oferecer a minha melhor versão humana.

Compartilhe nas Redes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Leia também