Na planilha modelo de fluxo de caixa realizado você registre suas receitas, despesas, abatimentos, descontos além de investimentos, impostos, financiamentos, aportes e retiradas.
Você terá um resumo prático com o resultado de lucros e prejuízos nesta demonstração mensal de fluxo de caixa Excel para seu controle financeiro.
Entenda a descrição dos cálculos sugeridos por este modelo de planilha financeira Excel.
O modelo da demonstração de fluxo de caixa pode variar de acordo com a necessidade de cada empresa, assim como a nomenclatura utilizada, segue a descrição usada:
(=) Saldo Inicial: Corresponde ao saldo inicial total de caixa ou saldo final do mês anterior.
(+) Receita Bruta: Soma de receitas obtidas com a venda de produtos, serviços e outras receitas, podendo ser especificada a Forma de recebimento como venda à vista, cartão, boleto entre outras.
(-) Receita Líquida: Contabiliza os descontos concedidos para clientes ou mesmo ou descontos incidentes sobre a receita, como por exemplo taxa de administração descontadas para recebimentos de vendas em cartões de crédito.
(-) Despesas Operacionais: São despesas que variam diretamente sobre a quantidade de de produtos fabricado (Compõe o custo de fabricação de um produto), como insumos, matéria-prima e despesas com mão de obra para a fabricação de um produto.
(=) Lucro Operacional: O resultado obtido da subtração de despesas operacionais e descontos sobre a soma das receitas de vendas e demonstrado neste modelo de fluxo de caixa.
(-) Despesas Administrativas: São consideradas Despesas com prestadores de serviço, custo fixo e contas de consumo que podem ser diluídas ao custo total de produto, mas não são variáveis na mesma proporção da quantidade de produtos produzidos.
(=) Saldo Antes de impostos: É considerado a subtração de despesas administrativas sobre o lucro operacional.
(-) Impostos: A soma dos impostos pagos no período, podendo considerar impostos incidentes sobre o valor de nota fiscal ou mesmo outros impostos como imposto de renda pessoa jurídica.
(=) Saldo após abatimento impostos: Subtração da soma de impostos sobre o resultado financeiro antes da subtração.
(=) Saldo de entradas e saídas de Financiamentos: Proveniente da soma de entradas de financiamentos (-) saídas para pagas pelos financiamentos no período.
(=) Saldo de entradas e saídas de Investimentos: Proveniente da soma de entradas de investimentos (-) saídas para pagas pelos investimentos no período.
(=) Saldo de Aportes e Retiradas de sócios: Proveniente da soma de entradas tendo aporte de sócios como origem (-) saídas de retirada ou pró-labore no período.
(=) Resultado Mensal: Consolida todas as receitas apuradas: vendas, financiamentos, investimentos, etc. (-) o total de despesas registradas, apresentando o resultado financeiro do período.
(=) Saldo Final acumulado: O resultado mensal é somado ao saldo inicial compondo o total de saldo acumulado que servirá como saldo inicial para o mês seguinte. É uma fotografia com o total de patrimônio financeiro apurado até o momento e demonstrado no modelo e fluxo de caixa.
Organize as contas agora mesmo.
Clique e Faça o Download da Planilha de Fluxo de Caixa