Planilha Modelo de fluxo de caixa – Controle financeiro empresarial Excel


Planilha Modelo de fluxo de caixa realizado - exemplo DFC controle financeiro empresarialNa planilha modelo de fluxo de caixa realizado você registre suas receitas, despesas, abatimentos, descontos além de investimentos, impostos, financiamentos, aportes e retiradas.

Você terá um resumo prático com o resultado de lucros e prejuízos nesta demonstração mensal de fluxo de caixa Excel para seu controle financeiro.

Download da planilha Grátis – Modelo de Fluxo de Caixa Empresarial – Excel Solução

 

Planilha Fluxo de caixa realizado, contas a pagar e receber

 

Entenda a descrição dos cálculos sugeridos por este modelo de planilha financeira.

O modelo da demonstração de fluxo de caixa pode variar de acordo com a necessidade de cada empresa, assim como a nomenclatura utilizada, segue a descrição usada:

 

(=) Saldo Inicial: Corresponde ao saldo inicial total de caixa ou saldo final do mês anterior.

(+) Receita Bruta: Soma de receitas obtidas com a venda de produtos, serviços e outras receitas, podendo ser especificada a Forma de recebimento como venda à vista, cartão, boleto entre outras.

(-) Receita Líquida: Contabiliza os descontos concedidos para clientes ou mesmo ou descontos incidentes sobre a receita, como por exemplo taxa de administração descontadas para recebimentos de vendas em cartões de crédito.

(-) Despesas Operacionais: São despesas que variam diretamente sobre a quantidade de de produtos fabricado (Compõe o custo de fabricação de um produto), como insumos, matéria-prima e despesas com mão de obra para a fabricação de um produto.

(=) Lucro Operacional: O resultado obtido da subtração de despesas operacionais e descontos sobre a soma das receitas de vendas e demonstrado neste modelo de fluxo de caixa.

(-) Despesas Administrativas: São consideradas Despesas com prestadores de serviço, custo fixo e contas de consumo que podem ser diluídas ao custo total de produto, mas não são variáveis na mesma proporção da quantidade de produtos produzidos.

(=) Saldo Antes de impostos: É considerado a subtração de despesas administrativas sobre o lucro operacional.

(-) Impostos: A soma dos impostos pagos no período, podendo considerar impostos incidentes sobre o valor de nota fiscal ou mesmo outros impostos como imposto de renda pessoa jurídica.

 

Planilha Fluxo de caixa realizado, contas a pagar e receber

 

(=) Saldo após abatimento impostos: Subtração da soma de impostos sobre o resultado financeiro antes da subtração.

(=) Saldo de entradas e saídas de Financiamentos: Proveniente da soma de entradas de financiamentos (-) saídas para pagas pelos financiamentos no período.

(=) Saldo de entradas e saídas de Investimentos: Proveniente da soma de entradas de investimentos (-) saídas para pagas pelos investimentos no período.

(=) Saldo de Aportes e Retiradas de sócios: Proveniente da soma de entradas tendo aporte de sócios como origem (-) saídas de retirada ou pró-labore no período.

(=) Resultado Mensal: Consolida todas as receitas apuradas: vendas, financiamentos, investimentos, etc. (-) o total de despesas registradas, apresentando o resultado financeiro do período.

(=) Saldo Final acumulado: O resultado mensal é somado ao saldo inicial compondo o total de saldo acumulado que servirá como saldo inicial para o mês seguinte. É uma fotografia com o total de patrimônio financeiro apurado até o momento e demonstrado no modelo e fluxo de caixa.

 

Organize as contas agora mesmo. Clique e faça o download da planilha de Fluxo de Caixa.

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.