Ícone do site Excel Solução

Planilha para Calcular Preço de Venda de Produtos em Excel

Planilha para Calcular Preço de Venda de Produtos em Excel

Calcular preço de venda de um produto é uma tarefa que envolve uma série de variáveis e deve levar em conta aspectos tanto financeiros quanto estratégicos. Com as ferramentas que a planilha para calcular preço de venda de produtos oferece, você pode considerar todos os fatores relacionados à produção de um produto para definir o seu preço final.

Como calcular preço de venda de produtos?

Assim como na planilha de orçamento de prestação de serviços, é preciso avaliar os custos fixos, de produção e a margem de lucro pretendida para compor o preço de venda de seu produto. Você ainda pode fazer análises específicas por produto e avaliar o seu preço em relação à concorrência.
Confira quais são os recursos e funcionalidades desta planilha:

Cadastros

Antes de calcular o preço de venda, é preciso registrar algumas informações necessárias sobre seus produtos na planilha de custos. Indique as matérias primas utilizadas e seu custo de produção, os produtos e os materiais utilizados para produzi-los e os impostos e comissões que incidem sobre as mercadorias.

Precificação de Produtos

O cálculo da formação do preço de venda é feito a partir dos custos com matérias primas, mão de obra empregada e embalagem. A este custo com o produto é adicionada a margem de lucro, os impostos e comissões. O preço final de seu produto é a soma de todos estes valores e aparece destacado na tabela.

Cálculo de Ponto de Equilíbrio

O ponto de equilíbrio de um produto é a quantidade de unidades deste que deve ser vendida para que que a soma dos custos, impostos e comissões seja equivalente ao total das receitas. Calcule o ponto de equilíbrio geral ou por produto a partir da relação de seus custos fixos e de produção.

Análise da Concorrência

O estudo dos seus competidores e de seus preços é uma parte estratégica da precificação e que você pode trabalhar após calcular preço de venda. Compare o preço do seu produto com o equivalente oferecido pela concorrência e verifique se o valor cobrado é competitivo neste mercado.

Relatórios em Excel

A área de relatórios apresenta um cenário de vendas, onde você pode comparar sua projeção com a quantidade que de fato foi vendida e verificar se o ponto de equilíbrio foi atingido. Veja também a análise em rankings de maiores preços finais e margens de contribuição por produto, média de preço dos concorrentes e custos fixos.

Dashboards

Na área de dashboards você encontra as análises do seu estudo de precificação com indicadores e gráficos. No geral, veja a quantidade de produtos cadastrados, o custo, preço de venda e margem de contribuição médios e o ponto de equilíbrio. No específico, selecione um produto para acessar as análises sobre ele.

Sair da versão mobile