O Balanced Scorecard – ou a sigla BSC – leva em conta diversos aspectos da empresa para fazer uma análise em profundidade. Com a metodologia utilizada na planilha BSC é possível avaliar o empreendimento de forma complexa e além simplesmente da perspectiva financeira.
O BSC estuda o negócio a partir de quatro perspectivas: finanças, clientes, processos internos e aprendizagem – para propor iniciativas que impactem os resultados e tragam aprendizado e crescimento. Ele considera que estas quatro dimensões estão interconectadas e que o desempenho de cada uma compromete o das demais.
Saiba como a planilha BSC facilita sua gestão:
A planilha de Balanced Scorecard é uma ferramenta versátil que pode ser empregada no planejamento estratégico, financeiro e na gestão empresarial em geral. Utilize-a para definir metas, traçar estratégias para alcançá-las e acompanhe a evolução do status de cada iniciativa com painéis de controle e relatórios ilustrados.
Confira um resumo dos recursos e funcionalidades desta planilha:
Cadastro da organização
Para utilizar a planilha, comece registrando alguns dados básicos, as áreas e os funcionários responsáveis. Esse cadastro fará com que o preenchimento das etapas seguintes seja mais simples e rápido.
Definição de Metas
A seguir, comece o trabalho de gestão estratégica do BSC definindo as suas metas. Elas serão de dois tipos: as globais são mais abrangentes e funcionam como objetivos estratégicos; as metas específicas são divididas entre as quatro perspectivas, vêm acompanhadas de um indicador e estão sempre relacionadas a uma meta global.
Detalhamento de metas e estratégias
As estratégias da etapa seguintes serão desenvolvidas de acordo com as metas específicas. Defina as métricas para as metas de cada perspectiva e indique como projeta que eles sejam alcançados ao longo do ano.
Planos de ação
Com os planos de ação, você detalhará a iniciativa correspondente a cada meta com a ação prática a ser executada, o funcionário e equipe responsáveis e o prazo para realização. Acompanhe o status com percentual de conclusão, se há atraso para o prazo estipulado e de quanto tempo.
Análise de indicadores
Todas as informações das etapas anteriores aparecem organizadas em um mapa estratégico e ilustradas com gráficos nas seções de dashboards e relatórios.
No Mapa BSC você confere um quadro com todas as metas específicas listadas por perspectiva do negócio. Cada iniciativa aparece acompanhada do valor planejado, realizado e o status que indica a quanto do total corresponde o resultado.
Relatórios de evolução de metas
Na área de relatórios você pode conferir os índices para cada perspectiva do negócio, bem como os status da evolução das metas globais e dos planos de ação. É possível também gerar análises específicas de produtividade por equipe e por funcionário.
Dashboards e gráficos
A seção de dashboards reúne uma série de painéis de controle com diversos gráficos e indicadores de desempenho. Confira análises sobre o resultado dos planos de ação, das estratégias e das perspectivas do negócio.