7 Planilhas Profissionais para o seu Planejamento Estratégico Empresarial

Descubra uma seleção de planilhas que pode te ajudar a fazer um diagnóstico adequado do seu cenário, definir planos de ação e acompanhar os resultados da gestão do planejamento estratégico empresarial.

Você costuma investir tempo para monitorar suas atividades ou pensar em planos de ação capazes de engajar o seu time para impactar em resultados de curto e longo prazo?

Não é incomum que em meio a tantos compromissos e tarefas do dia a dia as questões estratégicas sejam deixadas para depois. Quem já experimentou fazer a gestão de um negócio acumulando diversas funções sabe que o cotidiano – questões de vendas, pessoal, logística, etc – pode sobrecarregar, e por isso é compreensível que o estratégico fique para depois.
Por outro lado, as empresas que fazem um bom planejamento têm mais clareza sobre o seu propósito e sobre o contexto em que estão inseridas. Além disso, um diagnóstico bem feito pode ser fundamental para definir como transformar insights e boas intenções em resultados concretos.

Quem sabe aonde quer chegar compreende exatamente como cada pequena ação se conecta com o seu propósito maior. Quem tem um propósito coerente e é capaz de comunicá-lo com clareza, projeta confiança e consegue mais engajamento – seja dos funcionários ou de outros parceiros externos. E você, tem clareza sobre onde quer chegar com o seu negócio?

As planilhas em Excel que selecionamos neste post são ferramentas com muitos recursos que você pode implementar no seu negócio para fazer leituras de cenários, documentar estratégias, sistematizar planos de ação e muito mais. Confira a seguir:

 

1. Planilha Balanced Scorecard (BSC)

Com a metodologia Balanced Scorecard você desenvolve o seu planejamento estratégico a partir da análise de quatro grandes dimensões do negócio. São elas: finanças, clientes, processos internos e crescimento e aprendizado. Todas as áreas são interconectadas e o resultado positivo para a empresa depende do sucesso de cada uma delas.

A visão do seu negócio a partir das quatro perspectivas possibilita uma visão mais global e uma gestão empresarial mais equilibrada. Utilize a planilha BSC para definir metas e estratégias, criar planos de ação e acompanhar a evolução dos seus objetivos por meio dos indicadores, com relatórios e gráficos.

Clique aqui e conheça a Planilha Balanced Scorecard (BSC).

 

2. Planilha de Análise SWOT

Esta é uma das ferramentas mais conhecidas e usadas em gestão empresarial, marketing e planejamento estratégico. A análise ou matriz SWOT é um estudo do momento da empresa a partir das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Talvez você veja esta mesma metodologia com o nome matriz FOFA, que são as iniciais dessas palavras.

Utilize esta planilha para identificar quais os seus pontos fortes, onde o seu negócio pode melhorar e como se posicionar no ambiente externo a partir dessa análise. Os recursos da planilha ainda incluem a criação de planos de ação cadastrados por áreas e responsáveis e relatórios para acompanhamento.

Conheça agora a Planilha de Análise SWOT.

 

3. Planilha de Planejamento Estratégico Empresarial

Esta é uma ferramenta para a sua gestão estratégica: desenhe o seu planejamento e acompanhe em tempo real no Excel o comparativo entre o que você projetou e o realizado de fato. A planilha ajuda a organizar a definição dos objetivos estratégicos do seu negócio com metas, planos de ação para atingi-las e indicadores para mensurar a sua evolução.

As metas que você cadastrar serão de dois tipos: globais, para o negócio como um todo, e específicas, diferenciadas por área da empresa. Da mesma forma, os resultados estarão disponíveis para visualização em dashboards para você avaliar o resultado geral e o particular de cada área.

Conheça agora a Planilha de Planejamento Estratégico Empresarial.

 

4. Planilha de Plano de Ação 5W2H

A partir de um modelo de plano de ação, esta metodologia facilita o entendimento, a distribuição de trabalho por áreas e o acompanhamento de qualquer tarefa. O nome da ferramenta é formado pelas letras iniciais das sete perguntas que você deve responder para definir o projeto ou iniciativa:

O que será feito? Por que será feito? Onde será feito? Por quem será feito? Quando será feito? Como será feito? Quanto custará para fazer? (Do inglês: What? Why? Where? Who? When? How? How much?)

Com esta planilha você pode criar até 500 planos de ação 5W2H. Para cada um, você define um checklist de atividades a serem cumpridas, os gastos atrelados e acompanha o andamento com gráficos e relatórios.

Conheça agora a Planilha de Plano de Ação 5W2H.

 

5. Planilha das 5 Forças Competitivas de Porter

Esta é uma ferramenta que avalia como é a dinâmica dos players em um determinado mercado e qual é a força que eles têm nesse ambiente. Ela mostra a competição em uma análise mais profunda, além da concorrência direta entre empresas.

A análise é baseada nos cinco fatores: rivalidade entre concorrentes, negociação com os fornecedores, poder de barganha dos clientes, ameaças de substituição e novos players. A planilha permite avaliar e comparar duas empresas a partir de perguntas pré-configuradas e os recursos incluem análises automáticas com dicas e relatórios visuais e para impressão.

Conheça agora a Planilha das 5 Forças Competitivas de Porter.

 

6. Planilha Canvas de Modelos de Negócio

O método Canvas é destinado aos estágios iniciais de concepção de suas estratégias empresariais. Este é o momento de trabalhar para transformar suas ideias em empreendimento e tomar decisões importantes sobre como o seu modelo de negócio vai funcionar. Para desenvolver o seu Canvas, você deve responder algumas perguntas sobre fatores como recursos, atividades, parcerias, canais.

O resultado é um panorama da empresa, com a definição de pontos chave como fontes de receita, estrutura de custos e geração de valor mais alinhados e melhor estruturados para a sua aplicação na prática.

Conheça agora a Planilha Canvas de Modelos de Negócio.

 

7. Planilha de Plano de Negócios

Esta é uma ferramenta completa para você desenvolver todo o planejamento estratégico de um novo negócio ou fazer uma reestruturação em um empreendimento já existente. Os recursos da planilha cobrem todas as etapas: desde os dados mais gerais e aspectos legais (missão, visão, valores, estrutura societária) até o planejamento financeiro, de marketing, estratégias de precificação e mais.

Você confere os resultados do seu plano de negócios com análises financeiras, de viabilidade e de cenários possíveis com dashboards ilustrados, gráficos e uma série de relatórios com fácil acesso às informações do seu projeto.

Conheça agora a Planilha pronta de Plano de Negócios.

 

planejamento estrategico

 

Do Planejamento à Ação

Com a definição do planejamento estratégico empresarial, chega o momento de implementar de fato as suas ideias em um plano de ação. Há uma série de ferramentas que você pode utilizar nessa etapa. Esta lista reúne algumas planilhas que podem ser utilizadas para garantir a execução do plano de ação, aprimorar os processos e também mensurar os resultados obtidos. Confira:

Matriz GUT: É utilizada para definir prioridades na solução de problemas de acordo com a gravidade, urgência e tendência;

Matriz BCG: Faça análise do portfólio de produtos e serviços da empresa a partir dos seus indicadores de crescimento e participação no mercado;

Ciclo PDCA: Esta metodologia busca a solução de problemas a partir da melhora dos processos e gestão da qualidade;

Diagrama de Ishikawa: O método de Ishikawa é conhecido como diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe. Analise um problema em profundidade, buscando correlacionar os fatores ligados a ele;

Plano de marketing: São os famosos 4 Ps de Kotler que formar o mix de marketing – produto, preço, praça e promoção;

Indicadores de Desempenho (KPIs): Estabeleça critérios objetivos para acompanhar a evolução dos seus resultados e faça a avaliação de desempenho de áreas como RH, marketing, qualidade;

Diagrama de Pareto: Identifique e foque nas ações que mais causam impacto em seus resultados a partir da geração de gráficos desta planilha;

Fluxo de caixa: Utilize os recursos do Excel para organizar, classificar e acessar facilmente as suas contas a pagar e receber;

 

Pacote com 10 Planilhas para o seu Planejamento Estratégico Empresarial

A partir da nossa expertise em soluções em Excel selecionamos um pacote especial de ferramentas para o seu planejamento estratégico.

A seleção inclui as planilhas Balanced Scorecard (BSC), Planejamento Estratégico, Diagnóstico Empresarial, Análise SWOT, 5 Forças de Porter, Matriz BCG, Plano de Negócios, Plano de Ação, Matriz GUT e Canvas.

Comprando pacotes de planilhas, você economiza até 50% sobre o valor original dos produtos individuais e pode começar agora a implementar as suas ideias no seu negócio, tomando decisões mais racionais baseadas em fatos e dados.

Conheça agora o Pacote de Planilhas de Estratégia.

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.