Planilha Modelo Balanço patrimonial – Exemplo Excel

 

planilha gratis excel balanco patrimonial contabilidade ativo passivo patrimonio liquido circulante nao circulante

Faça o download da Planilha Modelo Balanço Patrimonial e digite os dados da sua empresa e as fórmulas calculam os totais de ativo e passivo circulante e  não circulante, além do patrimônio líquido e ativo permanente.

Planilha DRE bônus ao final do post. Veja modelo no vídeo a seguir.

 

 

 

O que é Balanço Patrimonial e Conceito:

 

O Balanço patrimonial é uma demonstração na qual é apurada se a empresa é lucrativa ou não.
Através do balanço patrimonial o gestor financeiro avalia a situação econômico-financeira da empresa para identificar e analisar tendências de entradas e saídas do contas a receber e contas a pagar.

 

 

 

Planilha Modelo Balanço patrimonial + DRE + Indicadores Financeiros

 

 

 

Para visualizar o conjunto patrimonial da empresa, classifica-se em bens e direitos demonstrados no ativo (Circulante, não circulante e permanente). As obrigações e valor patrimonial dos acionistas e sócios são demonstrados no passivo (circulante, não circulante e patrimônio líquido)
O ativo demonstra os elementos patrimoniais positivos, enquanto o passivo demonstra as dívidas da empresa e o valor da riqueza dos acionistas, evidenciada no patrimônio líquido:

 

 

Ativo Circulante: Composto por contas a receber pela empresa, impostos a recuperar, estoques e outros recebimentos de curto prazo.

 

Ativo Não Circulante: Depósitos judiciais, contas a Receber de longo prazo.

 

Ativo Permanente: Estrutura física, imóveis e outros imobilizados.

 

Passivo Circulante: Pagamento de fornecedores, financiamentos, despesas mensais, e outros de curto prazo.

 

Passivo Não Circulante: Financiamentos, pagamento de fundos, provisões e outras obrigações de longo prazo.

 

 

Patrimônio Liquido:

 

Capital social: Valor inicial que os acionistas / sócios investiram na empresa (e seus subsequentes aportes ou retiradas de capital)

 

Lucro / Prejuízo: Valor obtido nas operações da organização, ainda não retirados da empresa, denominados lucros acumulados ou lucros retidos.

 

 

 

 

BÔNUSPlanilha complementar DRE!

 

 

 

Você sabia que toda empresa S/A tem por obrigação tornar públicas as suas demonstrações financeiras no site da BM&F-BOVESPA e em seu próprio site? Veja a seguir:

 

DRE e Balanço Patrimonial (Alpargatas S/A)

 

 

Demonstrações Financeiras (Banco Bradesco S/A)

 

 

Planilhas personalizadas E dinamicas com graficos e botões

 

 

Mais detalhes sobre Modelo Balanço Patrimonial em:

 

Blog – Intoo

Administrando.NET

SóContabilidade.com.br

 

 

 

REFERÊNCIA:

PADOVEZE, Clóvis Luís; BENEDICTO, Gideon Carvalho. Análise das demonstrações financeiras. 2ª, Ed. São Paulo: Thomson Learning, 2007

 

 

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, na maior parte do tempo desenvolvo empreendimentos digitais e conteúdos empresariais. Atuei em áreas de finanças, administrativa, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres. Tenho como hobby o ciclismo, praticas e estudos de permacultura e meditação.